Padrão IEEE 802.11g

" Taxas de transmissão de 54Mbps podendo chegar em alguns casos a 108Mbps.
" Opera em 2.4Ghz
" Mais voltado para aplicações indoor. (locais fechados)
" Reúne o melhor dos mundos a e b (IEEE 802.11ª, IEEE 802.11b . alcance x taxa)

Padrão IEEE 802.11b

" Taxas de transmissão de 11Mbps.
" Largamente utilizada hoje em dia.
" Opera em 2.4Ghz
" Alcance de até 100m indoor e 300m outdoor
" Mais voltado para aplicações indoor
" Tende a cair em desuso com a popularização do 802.11g

 A rede cabeada possue maior taxa efetiva de entrega de dados, robustes e escalabilidade . A segurança é alta e fácil de ser aplicada, essa é uma grande vantagem sobre o sistema wilreless, sua desvantagem em relação ao sistema sem fio é a flexibilidade (mobilidade) e a manutenção do sistema que ultiliza o cabeamento estruturado.
 A rede Wireless por sua vez, constituem-se como uma alternativa à rede convencional com fio, ela fornece as mesmas funcionalidades que as redes baseadas em cabeamento proporciona, porém com a vantagem da sua flexibilidade, principalmente para dispositivos móveis como notebooks, palmtops e celulares que hoje com a evolução tecnológica, torna cada vez mais popular a acessibiliade a redes sem fio através deste último. Este tipo de rede é de fácil instalação e configuração, ao contrário do complexo sistema de cabeamento estruturado, pricinpalmente se as instalações onde será implementada não possuir condições estrutarais necessárias ao sistema que utiliza o cabeamento.

  As redes sem fio possuem uma boa conectividade em áreas prediais, podendo atingir até 100 metros em ambiente fechado ou entre prédios onde pode abranger distâncias de km. Essas distâncias podem variar de acordo com o local onde a rede está instalada (indoor ou outdoor) e o padrão utilizado entre elas. Os padrões mais utilizados hj são: